Uma dama em apuros


Mesa pronta

Kingsday, 2 de Newyear

Vexille Fillasti retorna a Ptolus após uma temporada em sua cidade natal, Taerith em Moonsilver Forest, e encontra seus amigos Arthos e Muradin ainda se recuperando da incursão aos esgotos e ao ninho dos homens-rato. Os três se conheceram durante o incidente do roubo do livro de magias, Vexille sendo o filho do feiticeiro em questão. Com uma prece aos Deuses Ancestrais, fecha as feridas do amigo investigador e planejam nova visita aos túneis sob a cidade.

Mas, como pensam melhor com uma boa caneca de cerveja ou uma bela taça de vinho nas mãos, resolvem dar uma passada na Ghostly Ministrel e molhar a garganta. No caminho conferem os novos cartazes afixados em Delver’s Square, se interesando pela recompensa oferecida no ato da captura de dois criminosos: Rullus Hobb e Shilukar, um elfo negro. Porém são interrompidos por um grito de socorro. Uma jovem garota é ameaçada por um par de membros da gangue Pale Dogs em um beco, e não fosse pela intervenção dos três amigos ela certamente teria sido assassinada.

Com os dois meliantes, que preferiram se render a meter-se em uma luta, apreendem uma carta onde constava o nome da garota e como reconhecê-la, além de uma menção a um encontro depois que o “serviço” tivesse sido efetuado. Os dois admitem terem sido contratados por alguém de nome Doffel para matar a jovem Phon Quartermain, que se encaminhava para a capela de St. Gustav quando os dois a interceptaram. Levada para a capela, o padre Fabitor Thisk revela que ela se encontra grávida de um amante misterioso, do qual ela se recusa a falar, e o religioso desconfia que pode ser esta a razão do atentado. Ao interpelarem Jullia, colega de quarto e de trabalho de Phon, descobrem que a jovem vive numa situação financeira mais confortável que o seu magro salário como costureira poderia permitir.