Enfrente as tramas diabólicas dos Forsaken, necrófilos e adoradores de mortos-vivos que a partir de sua fortaleza, o Dark Reliquary, fazem da necrópole da cidade um lugar desaconselhado a se visitar durante a noite. A não ser que pretenda um dia integrar as fileiras dos Knights of the Veil e combater tais aberrações em nome do deus Lothian. Alie-se a uma das casas nobres e participe da intriga da corte, tomando partido na discussão sobre qual dos três pretendentes ao trono do reino tem o direito de sentar-se no Lion-Guarded Throne. Caminhe pela Rua dos Milhões de de Deuses a procura de uma religião que atenda aos desejos de seu coração, ou alugue uma casa e estabeleça a sua própria crença. Roube um carregamento de drogas da Killraven Crime League, ou até mesmo da poderosa família Balcazar, e sinta os assassinos do Vai em seu encalço buscando punição por meter o nariz onde não deve.
Escrito por Monte Cook, maior autor de RPG da atualidade, Ptolus é a ambientação de campanha que serviu de pano de fundo para todos os jogos de teste da 3a edição do D&D. Encadernada com toda pompa e luxo que merece, capa dura com três marcadores de página em tecido, são 672 páginas em cores recheadas de ilustrações, mapas e textos diagramados de forma a auxiliar o mestre durante suas aventuras. Um CD bônus contém ainda mais de 400 páginas de material extra, além de duas dúzias de handouts e um grande mapa em cores da cidade.
Ptolus é o nome da cidade onde todas as aventuras da campanha acontecem. Construída sobre inúmeras catacumbas, cavernas, esgotos e fortalezas abandonadas, vive perenemente na sombra de uma altíssima torre de pedra com uma sombria fortaleza no topo, resquícios de uma época onde uma terrível ameaça quase destruiu toda a existência. Que terríveis segredos ainda estão adormecidos nos subterrâneos ou no interior da torre? Que riquezas ainda lá esperam por aventureiros bravos o suficiente para desbravar seus perigos? Uma guilda de exploradores atendeàs necessidades desses aventureiros, e é certo que a qualquer momento do dia ou da noite por volta de 200 pessoas estão explorando o que é conhecido coletivamente como o Dungeon. A cada semana, de cada dez aventureiros que se atrevem a explorar os segredos das profundezas um não volta. Outros tantos são resgatados pelo “seguro” oferecido pela guilda, que inclui até mesmo a ressurreição dos menos afortunados (mas endinheirados) exploradores.
A campanha em Ptolus é urbana por natureza, com intrigas, milhares de pessoas com os quais interagir, dezenas de organizações para se afiliar.